Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Galeria de fotos
Clique e compartilhe:
Comissão Hospitalar de Transplantes do HSVP Recebe homenagem como Destaque no Estado
Publicado por Administração HSVP

Data: 04/12/2019

       Na última semana, membros do corpo clinico do Hospital São Vicente de Paulo estiveram presentes no evento em comemoração aos 20 anos da SC Transplantes, que aconteceu na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

      Foi um evento bastante especial, pois o HSVP recebeu uma homenagem especial como destaque em duas categorias, sendo o primeiro como Destaque no processo de acolhimento, no processo de notificação dos possíveis doadores, no processo de captação de órgãos. E o segundo veio direcionado para o Dr. Rodrigo Longuinho como Médico coordenador Destaque da Comissão Hospitalar de Transplantes que teve junto com a equipe um desempenho extraordinário no ano de 2019.

      Foi uma grande solenidade que contou com falas do Secretário de Saúde do Estado, Deputados e ainda o depoimento emocionante de uma família que relatou com detalhes como foi o processo de perda do filho e aceitação pela doação no ano de 2012. O evento foi marcado ainda por algumas presenças importantes como a do Coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina, Dr. Joel de Andrade, o Presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Dr. Ciro Leite e Médicos Coordenadores das Centrais de Transplantes de vários estados do Brasil, os quais vieram conhecer o modelo catarinense que é o estado melhor organizado do país neste quesito, ultrapassando índices de países europeus.

SC Transplantes

      É uma Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina e faz parte da estrutura da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, funcionando como agência executiva do Sistema Nacional de Transplantes com a função de coordenar as atividades em âmbito estadual, centralizando e coordenando todas as ações que envolvam captação e transplante e atuando no gerenciamento das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos e nos processos de captação e distribuição destes, além de formular políticas necessárias que regem este procedimento.

      O modelo utilizado em Santa Catarina foi embasado e fundamentado no modelo espanhol e hoje, já é o estado do Brasil com maior número de doadores ocupando o 1º lugar no ranking nacional, com 44,5 doadores por milhão de habitantes.

      Este é um trabalho que envolve um time de aproximadamente 800 pessoas no estado, englobando desde os profissionais que estão dentro das redes hospitalares, até as pessoas que realizam o transporte de profissionais para a captação dos órgãos, bem como o deslocamento dos órgãos ao destino para seu implante.

Comissão Hospitalar de Transplantes do HSVP

      A CHT de Mafra teve seu início em setembro de 2009. Já são 10 anos de trabalhos intensos desta comissão formada por uma competente equipe composta pelo Médico Intensivista Dr. Rodrigo Longuinho, Enfermeira Karina de Fª Marafigo, Enfermeira Lucimara Kauva, Enfermeiro Amilton F. Dias. Já tendo passado também pela equipe o Enfermeiro Ossimar C. Friedrich Filho e a Enfermeira Jessica C. Farias.

   “Nos temos orgulho de fazer parte desta história” afirma Dr. Rodrigo Longuinho, que explica “Hoje em Santa Catarina, temos aproximadamente 400 pessoas aguardando um transplante de órgãos. O HSVP é um dos Hospitais destaque neste processo, desde o acolhimento familiar até a captação de órgãos e consequentemente contribuindo para que este processo se perpetue.”, Longuinho ainda complementa “O foco do HSVP é acolher as famílias, principalmente as que tem seus entes queridos em falecimento por morte encefálica, dar a elas o carinho necessário e dignidade em frente a isso. E só depois explicá-las sobre a possibilidade de que podem autorizar a doação dos órgãos. O processo inicia já na entrada do hospital, com o acolhimento, carinho e tratamento humano dado a família, pois não é fácil para a família serem confrontadas com a possibilidade de perda do ente querido, entendendo isso, toda a equipe que já é devidamente treinada para a comunicação de notícias difíceis, faz um trabalho de conversa com a família.”

      NA CHT de Mafra a equipe se reúne constantemente para falar sobre possíveis potenciais doadores, fazendo uma busca ativa em todos os setores do hospital, seguindo todos os critérios de elegibilidade, para colocar os pacientes em um sistema da SC Transplantes, e então fazer a abertura do protocolo para confirmar a o diagnóstico de morte encefálica.

      No paciente que é identificado com a possibilidade de receber este diagnostico são realizados teste clinico e exames complementares que são o exame Doppler Transcraniano ou Arteriografia Digital Cerebral, para confirmar o diagnóstico. Além da equipe da CHT o Hospital de Mafra conta ainda em seu corpo clínico, com o Neurocirurgião Dr. Michael R. Lang, que faz parte da equipe é realiza os exames de imagem.

      Diante do diagnóstico de morte encefálica, inicia-se a entrevista familiar, através da qual, tomam ciência sobre o falecimento de seu ente querido, recebendo a informação na sequência, de que este paciente pode ser um doador de órgãos. “Este processo de entrevista familiar é bastante amplo pois é neste momento em que a família que acaba de perder o ente querido, quem podem decidir por transformar positivamente a vida de outras pessoas que estão aguardando um órgão na fila de transplantes; neste momento, nós da CHT representamos a fé e a esperança de todas as pessoas que estão a meses ou anos aguardando um telefonema que pode salvar suas vidas.”

      Um único doador pode ajudar até 50 pessoas e Mafra, por ter se tornado um Hospital referência em neurologia e neurocirurgia ocupa um lugar de destaque não só na chegada de pacientes com este perfil, mas também com resultados excelentes neste tipo de doação. Neste último mês de novembro a CHT de Mafra teve 30 notificações de morte encefálica, das quais 23 favoráveis ao processo de doação.

      “Infelizmente situações graves acontecem, imprevistos ocorrem, pessoas acabam tendo sua vida cessada por um evento inesperado que culmina com uma morte encefálica. De certa forma, o sofrimento destes familiares pode ser amenizado quando órgãos de seus entes queridos (como coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas, córneas) contribuem para preservar a vida de outros seres humanos. Muitos familiares afirmam que os órgãos de seu ente querido que acaba de falecer, trará felicidade a vida de muitas famílias. Trata-se de um último gesto de amor que esta pessoa pode ter, doando seus órgãos, através da autorização familiar. Por isso, fica sempre a sugestão para que as famílias conversem entre si sobre a possibilidade de um dia serem doadores de órgãos” complementa Dr. Rodrigo. E toda está logística acontece devido a atuação da Comissão de Transplantes do Hospital São Vicente de Paulo em Mafra, supervisionada pela Central de Transplantes do Estado de Santa Catarina, a qual organiza todos os processos necessários. Trata-se de um trabalho de equipe que exige muita dedicação de todos os envolvidos.

      As homenagens recebidas no evento de comemoração aos 20 anos da SC Transplantes são de suma importância pois reconhece e dá destaque ao Hospital, que busca incansavelmente cumprir com seu papel atendimento para com a comunidade. O HSVP vem se destacando nos processos de resolutividade, acolhimento e bom atendimento em vários setores e agora no também no processo de notificação, captação e transplante de órgãos com números crescentes fantásticos, principalmente nos 2 últimos anos. “O hospital reflete o comprometimento e trabalho de equipe de mais de 600 pessoas, dentre seus 460 colaboradores e demais prestadores de serviços, desde seus gestores até os higienizadores. Ao carinho e amor que os funcionários despendem aos pacientes e seus familiares. Estivemos neste evento para representar esta grande família que trabalha em prol da perpetuação da vida e esperança de quem aguarda em filas de transplantes. Trabalhamos ainda para colocar o HSVP dentro da rota dos hospitais destaque de Santa Catarina, pois isso reflete direta e positivamente em todos os pacientes e famílias que atendemos diariamente em nosso município e toda a região do planalto norte catarinense. Porque a melhor parte de nossa história é a sua vida”, finaliza Dr. Rodrigo Longuinho.

SITE HSVP 1  SITE HSVP  SITE HSVP 3  3

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: