Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Imprensa » Notas
Clique e compartilhe:
Equipe HSVP passa por capacitação sobre Febre Amarela
Publicado por Administração HSVP

Data: 06/02/2020

Equipe de profissionais, entre médicos e enfermeiros do Hospital São Vicente de Paulo estiveram participando de capacitação realizada pela Vigilância Epidemiológica Estadual, em relação à Febre Amarela, que contou com profissionais vindos do estado de São Paulo a fim de repassar as experiências vividas no estado, no ano de 2017.

Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente e o aumento de epizootias (morte de macacos) no primeiro mês do ano, foi alarmante. Sendo assim, a motivação para o treinamento foi sensibilizar estes profissionais para o diagnóstico precoce, seguindo as condutas estabelecidas no fluxo de atendimento.

O fato que chamou a atenção para os profissionais de saúde é o aparecimento de macacos mortos, que é o primeiro indicio de que pode haver mosquitos infectados por febre amarela na região. A Secretaria da Saúde já confirmou o segundo caso em Santa Catarina, sendo o primeiro um morador de São Bento do Sul e o segundo em Jaraguá do Sul. “Este é um grande alerta, que devemos nos proteger, é uma doença grave que pode ser prevenida pela simples medida de vacinar-se.”, explica Ossimar Carlos Friedrich Filho, Coordenador de Enfermagem do HSVP;

Lembrando que a Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa, nem pelo macaco, que também é uma vítima e não um transmissor.

Carlos ainda afirma “a vacinação é a única forma de prevenção, então procure os postos de saúde da cidade, se houver dúvida de quem deve ser vacinado, pode procurar uma unidade de saúde munido da carteira de saúde. As vacinas estão disponíveis gratuitamente. É preciso que as pessoas se conscientizem sobre a gravidade da doença e se vacinem”

 

Febre amarela

A doença é transmitida por um mosquito. O transmissor são insetos do gênero Haemagogus e Sabethes e pelo Aedes aegypti.

Os sintomas da doença são:

  • início súbito de febre;
  • calafrios;
  • dor de cabeça intensa;
  • dores nas costas e no corpo;
  • náuseas e vômito;
  • fraqueza e cansaço;
  • dor abdominal;
  • pele amarelada.

Fique atento, e ao sentir os sintomas procure a unidade de saúde.

 

Curso Febre Amarela

» CONTEÚDOS:
» ASSESSORIA DE IMPRENSA:
(47) 3642-0902 / 98414-7527
Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: