Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Imprensa » Notas
Clique e compartilhe:
Farmácia hospitalar atuando pela segurança dos pacientes
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 27/05/2016

edIMG_6106O dia começa às 6 horas da manhã com o primeiro aprazamento, ou seja, a primeira entrega de remédios conforme as prescrições médicas no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). É cedo, muitos ainda dormem, mas ainda antes a equipe já preparou as medicações. A partir desse horário, de duas em duas horas, prescrições esperam pelo trabalho da farmácia. Uma equipe que permanece escondida nos corredores da unidade hospitalar; sua atuação, de tão pontual, é, muitas vezes, pouco lembrada no dia a dia.

O que faz uma farmácia hospitalar? Muito mais que apenas entregar ou preparar medicamentos, seu trabalho é complexo e de grande responsabilidade. Uma farmácia hospitalar precisa estar organizada para dispensar adequadamente os produtos que dispõe para os pacientes. Para isso, a unidade do HSVP é composta por 24 profissionais entre farmacêuticas, técnicos e auxiliares de enfermagem e auxiliares de farmácia. O setor tem quatro grandes divisões: central de suprimentos, central de diluição, dispensação para o centro cirúrgico e central de abastecimentoalmoxarifado.

O principal compromisso da farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar as medicações de forma eficaz e segura. Tradicionalmente, existem três sistemas de dispensação de medicamentos: dose coletiva, dose individualizada e dose unitária. A farmacêutica Dione Maria José Ruthes explica que o HSVP utiliza o sistema de dose unitária que objetiva uma maior segurança aos pacientes. Trata-se de um sistema em que o preparo e a dispensação do medicamento são feitos para cada paciente no horário da administração deste. “Sua vantagem é possibilitar a redução da incidência de falhas de administração de medicamentos, pois todo o processo ocorre acompanhado pelo sistema”. Ela destaca ainda, a possibilidade da integração da farmácia com a equipe multidisciplinar, facilitando maior controle do medicamento e evitando o subestoque. A farmacêutica conta que a busca por maior eficiência aliando os melhores métodos e a tecnologia é uma missão constante da unidade do hospital. O sistema adotado é considerado eficaz por causa do controle que proporciona à farmácia, no que se refere ao consumo de medicamentos.

 

Passo a passo

O setor é responsável por todo o fluxo dos medicamentos, materiais de enfermagem e produtos de higienização e desinfecção, do recebimento até a entrega ao profissional para a sua utilização.

O processo de distribuição dos medicamentos é realizado com acompanhamento informatizado, cuja separação com identificação do paciente e conforme a prescrição médica permite, desde sua fabricação até chegar ao paciente, seja rastreado.

Nesse interim, o sistema automatizado tem um potencial além da rastreabilidade, haja vista que todo o procedimento de prescrição em tempo real é acompanhado pela farmácia, que recebe uma cópia aprazada, ou seja, com os horários de medicação.  A partir de então, inicia o trabalho da equipe da farmácia que faz a triagem e verificação da prescrição e identificação do kit do paciente. Em seguida ocorre a etapa de separação, em que são localizados os materiais e medicamentos da prescrição e então é realizada a dispensação via sistema, sendo bipado no computador cada produto separado para o paciente. A auxiliar da Central de Suprimentos, Silvia Aparecida Viale, atua há 7 meses no setor e conta que atuar no setor é uma grande responsabilidade e permite grande aprendizado. “Quero aprender cada vez mais”.

A última etapa é o preparo e diluição dos medicamentos injetáveis, nebulizações ou soluções orais. Todos os medicamentos recebem a etiqueta de identificação que contém os dados do produto, paciente, data e horário para administração. Só então a equipe de enfermagem confere e retira os medicamentos para administrar ao paciente. Todas as etapas são supervisionadas pela farmacêutica responsável e registradas via computador através do código de barras e da rastreabilidade para que o paciente utilize exatamente o que foi prescrito.

Tecnologia à serviço da saúde

De acordo com a farmacêutica responsável há uma média de 1,5 mil prescrições dispensadas ao mês e são atendidos pacientes internos, de ambulatório e da clínica médica. A busca pela excelência é fundamental e o serviço informatizado garante a segurança do paciente.

A farmácia é responsável, ainda, pelo almoxarifado e a sala de fracionamento onde ficam os medicamentos que serão separados e etiquetados individualmente. O almoxarifado recebe o material médico hospitalar e materiais de limpeza e desinfecção. Os medicamentos são encaminhados para a sala de fracionamento que faz a identificação com a etiqueta de rastreabilidade. A identificação é exigida pela RDC 67/2007 da ANVISA que prevê que a embalagem do medicamento deve armazenar todas as informações referentes à fabricação (lote e validade) e que cada etapa até o medicamento chegar ao paciente deverá ser rastreada.

 

A auxiliar da Central de Suprimentos Bruna Woziack, está há 6 meses na unidade, anteriormente ela atuava em farmácia comercial. “Tenho sentido muito as diferenças no trabalho, principalmente, no que tange ao paciente. Apesar de você não ter contato direto com ele você acompanha sua evolução através das prescrições. Se envolve e torce por ele” conta.

A preocupação com o paciente e segurança é um grande compromisso do HSVP e dessa forma, todo o serviço realizado pela farmácia segue os seis passos para a segurança do paciente.

» CONTEÚDOS:
» ASSESSORIA DE IMPRENSA:
(47) 3642-0902 / 98414-7527
Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: