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Acolhimento de pacientes no Pronto Atendimento é realizado com base em classificação de risco
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 08/09/2016

DSC_1115_13621edA fim de melhorar a recepção à população e propiciar modernização, foram realizadas algumas mudanças no processo de atendimento para quem chega ao Pronto Atendimento, anexo ao Hospital São Vicente de Paulo. A informatização e a triagem de pacientes – levando em consideração o Protocolo Catarinense de Classificação de Risco – melhora o atendimento, atendendo com prioridade quem mais necessita e também permitindo que todo o histórico do paciente esteja à disposição.

Há cerca de cinco meses, quem chega na unidade de Pronto Atendimento passa por uma triagem, ou seja: responde a algumas perguntas, feita por profissional de enfermagem, que irá definir qual é a prioridade do atendimento, que pode ser máxima (para atendimento imediato), ou mínima, que pode ser uma orientação para que o paciente procure um local para atendimento mais adequado.

A adequação a essa triagem segue indicação do Ministério da Saúde, já que é a forma de atendimento mais justa e eficaz. Anteriormente, o atendimento era feito por ordem de chegada.

 Acolhimento com classificação de risco

IMG_2189edUma das alterações mais expressivas no atendimento está na implantação do Protocolo Catarinense de Classificação de Risco. Trata-se de um sistema de cores que determina a gravidade da situação do paciente ao chegar ao Pronto Atendimento, priorizando o atendimento das urgências e emergências. Ao chegar, o paciente é acolhido e avaliado e os casos mais graves são atendidos antes.

A nova classificação traz como benefício a identificação rápida da urgência e emergência, garantindo a sobrevida do paciente.

Informatização

Os pacientes que se dirigirem ao Pronto Atendimento farão, a partir de agora, um cadastramento eletrônico. O atendente vai preencher um cadastro e aquelas informações ficarão disponibilizadas sempre que a pessoa precisar novamente de atendimento. Informações como doenças, síndromes, alergias, medicamentos utilizados, entre outras, formarão um banco de dados que vai agilizar futuros atendimentos.

Obras

Além destas modificações, o Pronto Atendimento do HSVP também passa por obras para reforma e ampliação. As mudanças, previstas para serem concluídas em sete meses, vão transformar o local, considerado de atendimento básico, em espaço para atendimento especializado. A obra está sendo executada toda com recursos próprios do hospital. O atendimento, continua sendo em parceria com a secretaria municipal de saúde, em gestão compartilhada.

A área física vai ser ampliada de forma contundente: passará de cerca de 400m² para 700m². O mobiliário será renovado e modernizado em parceria com a prefeitura e haverá a aquisição de novos equipamentos.

Haverá reformulação na sala de espera e uma série de salas auxiliares estarão a disposição dos profissionais de saúde para agilizar o atendimento; serão construídos novos consultórios, sala de aplicação de medicamentos, leitos para observação, dentre outros.

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