Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Notícias e informações
Clique e compartilhe:
Funcionários do HSVP promovem ato pela doação de córneas
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 31/08/2016

IMG_2186edEquipe de funcionários do Hospital São Vicente de Paulo esteve no centro de Mafra no dia 13 de março para promover ação informativa sobre a doação de córneas. Com a distribuição de panfletos informativos para quem passava a pé ou de carro pelo principal semáforo da cidade, mafrenses foram sensibilizados sobre a questão, que ainda é um tabu. “É essencial que este assunto seja conversado de forma franca entre os familiares. Atualmente, não é preciso deixar nada por escrito, mas serão os familiares que irão decidir”, explica a enfermeira Lucimara Kuava, responsável pela ação. Ela e mais 16 colaboradores do HSVP passaram a tarde abordando quem passava pela Praça Hercílio Luz, a fim de promover sensibilização sobre o tema.

Córneas

Segundo a SC Transplantes, em janeiro de 2016, havia 93 pessoas na fila à espera de um transplante de córneas, em Santa Catarina. Em mafra, o HSVP realiza de forma autônoma o serviço de captação de córneas para posterior doação, quando diagnosticada a morte encefálica.

Doenças como ceratocone, ceratopatia bolhosa, distrofia de Fuchs e leucoma podem levar o paciente a necessitar de um transplante de córneas. Pessoas que perderam a integridade ou transparência da córnea devido a acidentes também podem precisar do transplante. Qualquer pessoa sadia pode ser doadora e estes tecidos podem ser retirados dentro de seis horas após o falecimento do doador.

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: