Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Notícias e informações
Clique e compartilhe:
HSVP volta a realizar cirurgias neurológicas
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 08/09/2016

IMG_2961edNo mês de julho, a realização de uma cirurgia de hérnia de disco marcou o recomeço das intervenções neurológicas realizadas no Hospital São Vicente de Paulo. Há dois anos não havia  cirurgias neurológicas na instituição. Desde maio deste ano, passou a integrar o corpo clínico do hospital o neurocirurgião Andrei Leite de Morais e essa modalidade de cirurgia pode ser agendada novamente.

O HSVP conta com equipe, estrutura e equipamentos preparados para fazer as neurocirurgias. Além disso, a entidade possui centro cirúrgico atualizado, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma equipe de enfermagem preparada para essas ocasiões. “A neurocirurgia atende casos graves de traumas na coluna e traumatismo craniano. São intervenções em que a rapidez de atuação conta muito, o tempo que se leva para realizar pode, muitas vezes, custar a vida da pessoa”, comenta o médico responsável.

Com a realização de neurocirurgias eletivas, o hospital se habilita para atendimento de alta complexidade. Além disso, facilita a vida de pacientes dos cerca de 12 municípios do Planalto Norte Catarinense, que fazem parte da região de abrangência do HSVP. Antes, quem precisasse de tais cirurgias teria de ser levado à Jaraguá do Sul ou Blumenau.

Entre os procedimentos que englobam a neurocirurgia estão tumores cerebrais, aneurisma cerebral, hidrocefalia, malformações cerebrais, hérnia de disco, fraturas de coluna e infecções cerebrais e de coluna.

Melhorar a vida das pessoas

IMG_3004edA neurocirurgia realizada na última semana livrou uma paciente de dores lancinantes na coluna. A cirurgia de hérnia de disco é indicada nos casos em que outros tipos de tratamento não surtiram efeito e costuma melhorar a vida da pessoa logo depois da intervenção, já que as dores vão embora.

Para a cirurgia realizada, além do neurocirurgião, a equipe foi formada por um médico anestesista e mais sete enfermeiros, técnicos, radiologista e instrumentador cirúrgico. Para o grupo, o procedimento foi um marco importante. “É um avanço para toda a região, já que há dois anos esse tipo de cirurgia que não era feita aqui. As cirurgias neurológicas e as cirurgias cardíacas, que também serão implantadas, com certeza trarão um salto de qualidade de forma regional”, aponta Claudio Kiyoshi Kroda, anestesista que acompanhou o procedimento.

Atendimento

O neurocirurgião Andrei Leite de Morais está atendendo pacientes do SUS, particulares e convênios no ambulatório do HSVP. Até fevereiro, serão realizadas neurocirurgias eletivas. O HSVP planeja contratar mais um neurocirurgião e os dois profissionais trabalharão em regime de plantão 24 horas, para atender urgência e emergência.

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: