Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Notícias e informações
Clique e compartilhe:
Therezinha Munaro recebe o Prêmio Soroptimista Ruby
Nascida no dia 28 de março de 1939, a técnica de enfermagem tem dedicado os últimos 44 anos aos pacientes do Hospital São Vicente de Paulo.
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 16/09/2015

Terezinha Munaro: 44 anos de dedicação incondicional ao próximo

Terezinha Munaro: 44 anos de dedicação incondicional ao próximo

Flores da Cunha (RS), também conhecida como terra de Getúlio Vargas, é uma pequena cidade na Serra Gaúcha e que deu à Mafra (SC) uma das mais ilustres cidadãs. Sem holofotes, glamour ou fama, mas com muita luz e dedicação ao próximo, assim é Therezinha Munaro, 76 anos.

Aos 32 anos Therezinha chegou à região. Numa mudança não planejada, demorou a se acostumar mas ficou, devido à insistência da prima, Irmã Cândida Munaro, que na época havia recém assumido a direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). “Éramos em muitos irmãos, 15 ao todo, e eu, a terceira mais velha. Minha responsabilidade era cuidar dos mais novos e ajudar nos afazeres domésticos. Quando cheguei a Mafra, a saudade e o desejo de estar ao lado da minha família quase fizeram retornar, mas fui ficando e me acostumei. Por certo esse era meu destino”, conta Therezinha.

Dedicação ao próximo

Formada Técnica em Enfermagem, Therezinha diz que aprendeu na prática muito do que sabe, e boa parte do aprendizado recebeu das religiosas que por anos dirigiram o HSVP. Seu primeiro trabalho foi na limpeza e também ajudou servir refeições aos pacientes – mas foi como auxiliar de enfermagem no pronto atendimento que passou a maior parte de seu tempo. “Sem dúvida alguma, a vida da Therezinha é uma vida dedicada aos outros, a cada dia ela nos surpreende seja pelo seu carinho, amor ou trabalho para com as pessoas, ela cuida dos outros como se estivesse cuidando de si mesma, ela é uma referência para todos que desejam trabalhar na área da enfermagem”, explica Dario Clair Stackzuk administrador do HSVP e admirador de Therezinha.

A dedicação de Terezinha foi reconhecida pelo Clube Soroptimista com o prêmio Ruby

A dedicação de Terezinha foi reconhecida pelo Clube Soroptimista com o prêmio Ruby

Há 44 anos o Hospital é o local de seu trabalho e residência. Morando no próprio hospital, isso permite a ela se dedicar quase que exclusivamente a profissão como Técnica de Enfermagem e a sua religiosidade. Quando não está no hospital, está a serviço da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde exerce a função de Ministra da Eucaristia. “Muitas pessoas me chamam de Irmã, (risos) não sou não, sou apenas uma pessoa que gosta de ajudar o próximo,” explica a técnica de enfermagem que também é a responsável pela capela do hospital.

Prêmio Ruby

Uma vida de dedicação que alcançou o reconhecimento dos colegas de trabalho, amigos e da sociedade. Dentre os prêmios já conquistados está o de Mulher Destaque e prêmio Ruby, ambos do Clube Soroptimista. Vale ressaltar que o prêmio Ruby é dedicado a mulheres que ajudam mulheres, um programa que honra aquelas que usam sua influência pessoal e profissional para melhorar a vida de outras.

Também colaboradora do HSVP, Ilsa Maria de Lima Gabardo, passou recentemente por um tratamento de saúde. Após a cirurgia e com complicações pós-operatórias precisou frequentar diariamente o ambulatório do hospital. Segundo Ilsa, a sensação de entrar no Hospital como paciente e não funcionária era horrível. Porém, graças ao apoio das colegas, da família e especialmente de Therezinha, conseguiu juntar forças superar as dificuldades. “A Therezinha é especial, o trabalho dela é completo, a gente percebe que existe um carinho, uma dedicação diferente, brinco com ela que suas mãos, sãos mãos de fada”, diz.

Exemplo

Celibatária por opção, Therezinha não deixará filhos, mas sem consternação alguma deixará seu nome eternizado nos corações de milhares de pessoas a quem ajudou a dar uma segunda chance de vida. Uma vida em que palavras como dedicação, amor ao próximo, abnegação, sacrifício, atenção e muitos outros pronomes se confundem com o seu próprio nome. Nos falta espaço para dedicar nesta edição todo bem que ela fez e continua fazendo, tanto é que não seria exagero emprestar à esta valorosa colaboradora a frase do Apóstolo São João. “Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.” (João 21:25)

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: