Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Dicas de Saúde
Clique e compartilhe:
A beleza que se põe na mesa
Publicado por HSVP

Data: 15/05/2015

Ingerir alimentos naturais deve fazer parte da rotina de sua alimentação. Mudar hábitos adquiridos pode exigir boa vontade, mas o resultado em curto prazo compensará o “sacrifício” / GB Imagem

Ingerir alimentos naturais deve fazer parte da rotina de sua alimentação. Mudar hábitos adquiridos pode exigir boa vontade, mas o resultado em curto prazo compensará o “sacrifício” / GB Imagem

Quando se pensa em dar uma mãozinha para melhorar a beleza da pele, tanto a do rosto, como a do corpo, logo se pensa em cosméticos, medicamentos específicos e procedimentos estéticos, se esquecendo que a primeira providência deve ser refletir sobre os alimentos que se ingere. “Chover no molhado”? Não, porque cada vez mais a alimentação vem sendo deixada em segundo plano. Come-se o que for mais fácil de preparar e melhor ainda se comprar tudo prontinho e em embalagem descartável. Acontece que alimentos prontos geralmente pesam no orçamento no final do mês, além de não serem tão nutritivos assim.

Ricos em nutrientes, as frutas, vegetais, legumes e grãos – citando principalmente o feijão e o arroz – são as melhores opções se comparados aos pratos prontos que encontramos disponíveis nas prateleiras. Muitas pessoas acreditam que, para comer alimentos saudáveis, é preciso gastar muito dinheiro, no entanto preço mais alto é pago a longo prazo, quando a alimentação incorreta começa a dar sinais no corpo, tanto com relação ao peso, aspecto da pele etc, quanto a doenças causadas pela má alimentação. Acredite, levar marmita no trabalho é muito mais prático do que você imagina. Marmita é sinônimo de comida saudável e economia no orçamento.

Três regras para compras baratas e saudáveis são:

1. Compre alimentos da estação e em promoção: planeje o menu do dia com base nesses alimentos;

2. Recheie: incremente sua alimentação com frutas e vegetais, que satisfazem devido às fibras e impedem os famosos “lanchinhos” fora de hora;

3. Orgânico ou convencional? A opção orgânica é a mais saudável, mas em tempos de “dinheiro curto”, compre os alimentos convencionais que tem menor risco de pesticidas: cebola, aspargo, brócolis, abacaxi, manga, kiwi e banana;

4. Faça render as economias: passe reto pelos pratos prontos, adicione os alimentos abaixo na sua lista de compras, e encha seu carrinho:

– Raízes: as raízes são ricas em antioxidantes. Frescas, cruas e raladas em salada são saudáveis, mas você também pode assa-las. Ex: beterraba, cenoura, aipim.

– Repolho: barato, este crucífero vegetariano é repleto de nutrientes, mas alguns são liberados apenas pelo processo de cozimento. Experimente cozido no vapor em saladas.

– Conservas de sardinha e atum: sardinhas são ricas em ômega-3 e cálcio, e tem baixo teor em mercúrio. O atum é barato, rápido e uma saudável fonte de proteína. Você pode misturar em saladas ou em lanches com pão integral.

– Abóbora: rica em betacaroteno satisfaz sem muitas calorias. Experimente com canela e noz-moscada.

– Aveia: redutora de colesterol, a aveia é uma pechincha nutricional, especialmente quando comprada a granel. Tente comer aveia no café da manhã com frutas e nozes.

– Ovos: uma das mais baratas fontes de proteína. Podem ser mexidos com legumes e ervas picadas para uma rápida e nutritiva refeição.

– Frutos e sementes: saudável em gorduras e proteínas, as nozes, amêndoas, sementes de abóbora e gergelim devem fazer parte da dieta de todos. Compre sem sal e coma pequenas porções puras, com lanches ou em saladas.

– Feijão: traz proteína e fibra para a sua dieta. Pode ser ingerido com o famoso arroz, integral se possível, ou como húmus para um lanche rico em proteínas.

– Grãos integrais: arroz integral, massas de grãos integrais, como quinoa e outros são ótimas opções para as refeições, especialmente quando misturados com nutritivos legumes, feijões e leguminosas.

Durante o verão, o sonho é manter o bronzeado de forma saudável. Pois é, aposte nos alimentos ricos em betacaroteno, tais como a já citada abóbora, cenoura, manga, damasco, papya, brócolis, espinafre, caju, batata doce, melancia, tomate, melão, laranja e pimentão vermelho e amarelo.

Siga essas dicas e tenha uma alimentação mais saudável. Seu corpo e sua mente agradecerão. Faça o teste e veja a diferença!

Não é necessário abolir do cardápio uma guloseima da qual você gosta muito. Basta usar a criatividade e preparar com ingredientes naturais, com pouca gordura e pouco sódio / GB Imagem

Não é necessário abolir do cardápio uma guloseima da qual você gosta muito. Basta usar a criatividade e preparar com ingredientes naturais, com pouca gordura e pouco sódio / GB Imagem

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: