Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Dicas de Saúde
Clique e compartilhe:
Um remédio para a beleza do corpo e alma chamado alimento
O segredo está na hora da escolha; arroz, feijão, carne e verduras são as melhores opções
Publicado por HSVP

Data: 15/05/2015

Ah, difícil decisão! No entanto, é preciso criar o hábito de sempre optar por alimentos naturais e abolir as guloseimas / GB Imagem

Ah, difícil decisão! No entanto, é preciso criar o hábito de sempre optar por alimentos naturais e abolir as guloseimas / GB Imagem

Lá vai uma notícia em primeira mão: problemas como acne, tensão pré-menstrual, insônia, depressão, celulite, diarreia ou olheiras podem ter como causa a alimentação desequilibrada, melhor dizendo, desnutrição. E aqui desnutrição não quer dizer falta de alimento, mas sim consumo inadequado de alimentos que causa um desequilíbrio total no organismo. Pelo menos é isso que afirmam os especialistas no assunto.

Uma das grandes causadoras deste desequilíbrio nutricional seriam as dietas para emagrecimento feitas sem acompanhamento médico.

Uma dieta desbalanceada pode levar o indivíduo a uma carência nutricional; o corpo humano é composto por células que são renovadas constantemente e precisam de nutrientes para que tenham um bom funcionamento.

Uma pessoa pode ficar desnutrida quando não obtém na alimentação calorias suficientes ou praticam dietas desequilibradas com deficiência de proteínas, carboidratos e vitaminas. Os tipos mais comuns de desnutrição são a proteico-calórica e de micronutrientes.

É preciso entender que o emagrecimento precisa estar aliado à alimentação saudável, com micronutrientes e equilíbrio bioquímico. É necessário que a alimentação nutra as células para que ocorra equilíbrio.

As frutas e verduras devem fazer parte da alimentação diária. Elas são poderosas fontes de nutrientes que renovam as células. O resultado será pele lisa e brilhante, reflexos de organismo saudável / GB Imagem

As frutas e verduras devem fazer parte da alimentação diária. Elas são poderosas fontes de nutrientes que renovam as células. O resultado será pele lisa e brilhante, reflexos de organismo saudável / GB Imagem

Muitas vezes existe uma ideia equivocada, uma alimentação saudável não é aquela que contem somente alimentos que não engordam como os “diet” e “light”. Em alguns períodos da vida, o corpo necessita de mais nutrientes, principalmente na infância, adolescência, gravidez e amamentação. Já na terceira idade as necessidades alimentares são menores e a capacidade de absorver os nutrientes fica reduzida, o que aumenta o risco de subnutrição.
Para saber se suas células estão absorvendo os nutrientes é necessária uma avaliação nutricional – realizada por um profissional capacitado – na qual são avaliados alguns itens como dieta e problemas que possam existir, exame físico e laboratorial.

A desordem nutricional pode atingir o sistema nervoso, sistema cardiovascular, paladar, olfato, obesidade, hipertensão, ossos, articulações, osteoporose, escorbuto e o aumento da glândula tireoide. Além de gerar deficiência de niacina, zinco, iodo, ácido fólico, vitaminas do complexo, B, A, C e K.

A ingestão insuficiente de proteínas, calorias e outros nutrientes podem levar a criança à desnutrição proteico-calórica, que retarda o crescimento. Já na adolescência, as exigências nutricionais crescem devido ao aumento das taxas de crescimento.

A subnutrição também pode atingir idosos; vegetarianos; alcoolistas e dependentes químicos que não se alimentam bem; adolescentes que passam por surto de crescimento rápido, além de pessoas que tenham problemas no intestino, fígado e rins; que estejam em dietas rigorosas por muito tempo; que tomam remédios para apetite ou ainda que tenham anorexia nervosa, hipertireoidismo e câncer.

No idoso a subnutrição pode ocorrer em razão da solidão, incapacidade física, mental, doença crônica e a capacidade de absorver os nutrientes ficam reduzidas o que contribui para outros problemas como anemia e osteoporose.

O importante é estar alerta às dietas que afirmam aumentar o bem-estar ao reduzir o peso, pois as altamente restritivas são perigosas e resultam em deficiências de vitaminas, minerais e proteínas, além de doenças que afetam o coração, rins e metabolismo.

Copyright © 2019 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretor Técnico: Dr. Michael Ricardo Lang - CRM/SC 14723
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: