Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Dicas de Saúde
Clique e compartilhe:
A magrela coloca a musculatura no lugar!
Publicado por HSVP

Data: 15/05/2015

Pedalar é bom. Faz bem para a saúde e mantém o peso no lugar certo. Andar de bicicleta traz mais benefícios às pessoas do que é possível imaginar. Poupamos dinheiro e economizamos combustível, apreciamos a vista da cidade, evitamos congestionamentos, adquirimos mais equilíbrio, tomamos sol, ficamos mais dispostos e com o corpo em forma, dormimos melhor, além de sermos muito mais “amigos” do planeta, pois não emitimos gases nocivos à atmosfera e nem contribuímos para o aquecimento global.

A prática do ciclismo se faz presente na vida das pessoas de várias formas, seja para curtir o lazer com a família no fim de semana, seja como prática de exercícios e até mesmo como meio de transporte.

Na saúde, o ciclismo é eficiente no metabolismo da gordura, também define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. O trabalho muscular ocorre por conta do esforço, estabilidade e coordenação dos movimentos. A distância percorrida, a angulação do terreno, a velocidade em que se pedala, tudo vai influenciar no trabalho muscular, resultando no desenvolvimento físico do ciclista. Pedalar também contribui para melhorar a coordenação motora e prevenir a osteoporose, aumenta a resistência à fadiga e às doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares, entre outras.

E isso tudo vai refletir na forma do corpo e na pele. Certamente quem pedala fica bem mais bonito, pois corpo com saúde é sinônimo de boa aparência.

Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. É indicado o uso de um tênis confortável e equipamentos que garantam a segurança do ciclista como capacete, luvas, sinalizadores e roupas adequadas e de preferência coloridas, para chamar a atenção dos motoristas. Não se esqueça de conferir o farol de sinalização, a luz “denuncia” a presença do ciclista principalmente à noite.

Também é indicado que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. É preciso ter atenção à postura. O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é, quando sentado, encostar apenas as pontas dos pés no chão.

O Ciclismo Indoor, realizado nas academias, é interessante para quem não sabe se equilibrar na magrela. Também é feito com continuidade, sem precisar se preocupar em parar nos semáforos.

Segundo os fisioterapeutas, se o banco estiver muito alto ou muito baixo pode prejudicar a postura do ciclista. Vale destacar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício, é recomendável procurar um médico para uma avaliação adequada.

Pedalar uma bicicleta faz mais bem que você imagina. Além de queimar gorduras, reforça a musculatura e melhora a coordenação motora E ainda é uma boa oportunidade de tomar sol e curtir a paisagem / GB Imagem

Pedalar uma bicicleta faz mais bem que você imagina. Além de queimar gorduras, reforça a musculatura e melhora a coordenação motora E ainda é uma boa oportunidade de tomar sol e curtir a paisagem / GB Imagem

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: