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Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 29/05/2016

tabagismo

Parar de fumar pode parecer fácil para aqueles que não sentem na pele o vício pelo tabagismo. Porém, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, é possível interromper o mau hábito sem enlouquecer. O primeiro passo seria tomar a decisão com firmeza, sem desculpas sobre o “desconforto” de ficar sem o cigarro ou a crença de que “quando quiser vou parar”.

Em entrevista ao website tuasaude.com, o doutor Arthur Frazão dá algumas dicas para quem pretende abandonar o cigarro:

Dica 1 – Definir uma época para deixar de fumar: definir uma data especial ou dia para parar completamente com o vício, pode ser uma maneira de aumentar a motivação para parar. Porém o ideal é que esta data seja definida em até 30 dias após a decisão de parar de fumar.

Dica 2 – Retirar objetos relacionados com o cigarro: Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos.

Dica 3 – Evitar o cheiro: Deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro. Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

Dica 4 – Comer quando surgir a vontade de fumar: Quando se deixa de fumar, deve-se manter à mão uma bala sem açúcar, um copo de água ou chá, pedaços de gengibre ou suco de goiaba, para mascar ou beber sempre que der muita vontade de fumar, ajudando também a diminuir a sensação de fome.

Dica 5 – Fazer atividades agradáveis: Fazer atividades que tragam distração, exercícios ou outras atividades que substituam o sentimento de perda, como por exemplo, passear ao ar livre, ir à praia ou jardim, podem ajudar a evitar a vontade de fumar.

Dica 6 – Envolver a família: Pedir apoio da família é fundamental nessa fase. Eles vão precisar estar preparados para respeitar os sintomas caraterísticos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

Alguns dados sobre o tabagismo podem te ajudar na decisão por uma melhor qualidade de vida sem o tabaco: são cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde. Além das mais conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (aquele das baterias dos carros).

Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco:

  • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
  • 5 vezes maior de sofrer infarto;
  • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
  • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

(Fonte: inca.gov.br|tuasaude.com)

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