Fale conosco
Onde estamos
Imprensa
Trabalhe conosco
Pré-agendamento Cirúrgico
E-mail
O que você procura?
Na categoria:
Hospital » Galeria de fotos
Clique e compartilhe:
Mês de conscientização à prevenção do AVC
Publicado por Administração HSVP

Data: 21/10/2019

          No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Ataque Vascular Cerebral (AVC), diante disso, o Hospital São Vicente de Paulo, que é um centro de referência no tratamento do AVC, está participando durante todo o mês, de atividades de conscientização sobre o tema, através várias parcerias com o poder público e entidades privadas.

          A primeira ação do projeto foi a realização de uma grande Atividade Multiprofissional e Interdisciplinar para o cuidado com o AVC, que aconteceu no dia 5 de outubro na Praça Desembargador Guilherme Luiz Abry (Praça dos Bancos).

         Os profissionais do HSVP fizeram um trabalho de orientação à prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. As orientações foram focadas principalmente nos fatores de risco, com a realização de aferição pressão arterial, diabetes, teste de glicemia. E ainda, exame doppler de carótidas que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro), para identificação de possíveis fatores causadores de risco.

         O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Universidade do Contestado, Cedup, Senac e Canal C, com os alunos dos cursos enfermagem, psicologia, farmácia, medicina, educação física, fisioterapia e também de cursos técnicos de enfermagem.

         Estas parcerias proporcionaram uma grande oportunidade para a população que ainda teve à sua disposição atendimentos gratuitos com orientações sobre a depressão, stress, ansiedade e bem-estar. Orientações às pessoas hipertensas sobre a atenção farmacêutica ao uso correto de medicamentos, sinais e sintomas, fatores de risco, e também a análise das doenças como Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. Bem como, a aferição de oximetria, frequência cardíaca e circunferência de pescoço.

        Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o Ataque Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte, porém 90% dos casos podem ser evitados. A informação e a prevenção é o melhor caminho.

         Além das orientações e exames realizados nas barracas de atendimento, quem passou pela praça ainda se deparou com um Cérebro inflável gigante, onde puderam assistir mais sobre o assunto, no seu interior.

Próximas atividades

         Também fazem parte deste projeto, ações de capacitação para profissionais da área de saúde e alunos, que acontecem nas dependências do Hospital e também a 1ª Jornada de Atenção ao AVC que acontecerá na UnC durante esta e a próxima semana, dos dias 21 a 30 de outubro, proferida por renomados e especializados profissionais do Brasil; finalizando com a palestra Políticas Públicas de Atenção e Cuidados do AVC, pela Secretária de Saúde de Mafra, Sra. Jaqueline Previatti Veiga.

HSVP tem a melhor estrutura do Estado de Santa Catarina

         O Hospital São Vicente de Paulo é o único hospital do Planalto Norte que realiza tratamento do AVC na fase aguda no tempo em que o paciente pode ter seus sintomas revertidos, prevenindo sequelas graves ou até mesmo a morte.

         É referenciado pelo Ministério da Saúde na Rede de Atenção às Urgências e Emergências das Macrorregiões Nordeste e Planalto Norte do Estado de Santa Catarina como Centro de Atendimento de Urgência a Pacientes com AVC – Tipo II e como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia; e ainda, posto de Alta Complexidade em Neurocirurgia e Cardiologia. Dessa forma, é possível realizar todo e qualquer tipo de procedimento neurocirúrgico feito no Brasil e do mundo. O HSVP é um dos poucos centros do Estado de Santa Catarina tecnicamente habilitado a prestar esse tipo de serviço disponível à pacientes do SUS, convênios e particulares.

          O Hospital conta com equipamentos de ponta e está se modernizando, desde 2017, com grande frequência, para oferecer os melhores instrumentos de forma a garantir cirurgias mais seguras, rápidas e menos invasivas, tendo toda a estrutura necessária para cirurgias mais complexas. Outro grande diferencial da Unidade de Alta Complexidade em Neurocirurgia e Cardiologia é a sua localização dentro da estrutura do hospital, “Está localizada entre a entrada da emergência e o Serviço de Hemodinâmica, o que facilita e agiliza muito o atendimento do paciente” explica o Dr. Michel.

         O serviço é coordenado pelo Neurocirurgião Dr. Michel R. Lang, que atua com uma equipe multidisciplinar de profissionais treinados e especializados aos atendimentos da unidade.

Algumas fotos da Atividade Multiprofissional e Interdisciplinar para o cuidado com o AVC

foto1

 

 

 

 

 

foto5foto4

foto3

Copyright © 2024 Hospital São Vicente de Paulo. Todos os direitos reservados.

Mantenedora: Associação de Caridade São Vicente de Paulo
Diretora Técnica: Dra. Glaucia Braga Reitmeyer - CRM 6219
SITE DESENVOLVIDO COM A QUALIDADE DA EMPRESA: